sábado, 10 de janeiro de 2009

Redemption Song


"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds..." (Emancipem a si mesmos da escravidão mental, ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes).

E foi com essa frase que eu decidi a música da minha formatura... é, acredite se quiser, escolhendo um ano antes (e nem sei se vou me formar, muito menos se vou me formar no palco ou em gabinete), e escolhendo uma música que não é em português... vai, admite logo... tu achou que eu fosse escolher algo como Elis, da Mata, Bethânia... algo bem nacional, cuícas e pandeiros, não achou?!

Mas acho que não vou encontrar nada melhor pra explicar o que se passa dentro da faculdade, apesar de toda a batalha com professores e profissionais (???) que querem mais é que tu caia ali mesmo na frente deles, porque se for espertinho demais a gente se transforma em inimigo... espertinhos, só como eles, mas menos que eles!

-------------------------

Arquivistas são as piores pessoas que eu conheço. Alguns poucos (bem poucos) se salvam, mas são quase engolidos pelo turbilhão de falta de ética e maldade... pela insegurança alheia transformada em armas!!!

Eu não sou do tipo indignada em sala de aula, não sou do tipo que tem grandes idéias e teorias durante uma aula de Arquivologia, talvez porque nunca tenha realmente me apaixonado pela profissão (aliás, alguém já se apaixonou um dia por Arquivologia? REALMENTE APAIXONADO?), apesar de agora já me ensaiar pra brigar pelo melhor... pra tentar ser algo melhor do que a maioria que eu vejo... mas voltando, nunca fui de brigar, e isso conta pontos pra mim com boa parte do corpo docente, mas perco pontos comigo... QUALQUER coisa que se fale que vá contra os princípios de "Schellenberg no céu e Bellotto na terra", pode te render uma bela perseguição... lá no lugar onde questionamentos deveriam ser mais do que ilusão... nem sempre o que está escrito nos livros é a verdade absoluta, até nos falam frases bonitas assim, mas na prática é diferente... é aí onde aperta o calo!!! "Yes some say it's just part of it We've got to fulfill the book" (Sim, alguns dizem: "Isto é apenas uma parte, nós temos de cumprir o livro")

Não, eu não tenho aqui escondido um livro de minha autoria com a "arquivística, revista e ampliada"... e não, eu não quero ter isso!!! Tem muita coisa errada nesse mundo, não sei como fazer os arquivistas serem um pouco menos papel e um pouco mais gente, não sei como mostrar que o sucesso do outro pode ser o teu sucesso também! É muita inveja cegando as pessoas...

Mas sabe o que não adianta? Não concordar com isso tudo, ter o poder pra mudar, e fingir que não ta vendo... gente hipócrita é o mal do mundo! Não é necessário fazer a revolução, basta não fazer a mesma coisa que se está criticando e disseminar isso aos quatro cantos! Os bons exemplos é que devem ser seguidos... eu tenho os meus bons exemplos, tento aprender cada dia mais com eles... tentando simplesmente ser “o que julgo ser o melhor” ¹

-------------------------

Mas a música da formatura né?!

Lembrei disso porque amanhã boa parte do pessoal que entrou na mesma turma que eu está se formando... ELES CONSEGUIRAM!!!! Eles não desistiram, passaram por todo o mal e sobreviveram... espero que eles tenham tido os seus bons exemplos!

Pensando neles e ouvindo a M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A Zizi Possi e seu disco “Pra Inglês Ver e Ouvir...” de 2005 descobri uma versão MA-RA-VI-LHO-SA de Redemption Song.. sim, aquela do Bob Marley!!!!

A letra é linda... me fez lembrar toda essa luta pra acabar um curso do qual, apesar dos esforços pra tentar gostar, sempre tem algo maior que decepciona... me fez lembrar que sempre que eu to triste, sempre tem uma música que me dava forças... é a força que a música que toca na minha vitrola exerce sobre mim!!! “Cause all I ever had, redemption song” (Pois tudo o que eu já tive foram canções de redenção)

Zizi fez um trabalho incrível com essa versão, jamais imaginaria na beleza e qualidade instrumental que ela pudesse ganhar!!! Tem uma linda introdução, como uma bela “redemption song”!!!! Parabéns à Zizi e ao Bob!!!!

A música pode ser internacional, mas a cantora é nacional, não ia trair tanto assim, né!? ;)

"Won’t you help to sing these songs of freedom" (Você não vai ajudar a cantar estas canções de liberdade?)

¹ Muito Pouco – Paulinho Moska

3 comentários:

Patrícia Santos disse...

Bom, vou quebrar o silêncio..rs...
Sou Museologa e Mestre em História e por isso passo muito tempo dentro de Arquivos, Museus e Bibliotecas.

Durante a minha graduação vi vários comentários como os seus. No entanto, a medida em que os anos passavam descobri que o curso é excelente, as pessoas é que nos faziam pensar o contrario...enfim...

Hoje sou professora e procuro estimular os meus alunos, dou apoio e ajudo a seguir sempre em frente, se não, dá não dá!

Agora, às vezes não estamos no caminho certo e não vale culpar os outros por isso. Tenho um exemplo aqui em casa. Repare bem, meu tio passou anos tentando medicina pq minha avó queria, ele nunca passava e culpava o sistema (tudo é culpa do sistema...rs...), qdo fez economia passou de prima e depois fez Direito e hj é feliz...rs...

Enfim, enfim, enfim... Sigamos e um dia vamos achar o nosso caminho.

Te desejo sorte!
Pat

pau_argentina disse...

Oi Lusiane!!!!! Já que a Pat quebrou o silêncio, eu vou continuar com a prazerosa tarefa rs!
Hoje, no seu e-mail teve uma coisa que chamou muito a minha atenção: seu blog. Primeiro deixa eu falar que gostei muito dele, meeeesmo! Das músicas que vc escolheu, da sua cabeça, do seu jeito de escrever, tão claro assim. PARABÉNS!

Eu não tenho certeza de quando é que vou me formar, mas várias das suas dúvidas são minhas também e acho devem ter sido as da Pat, né?
O meu curso é outro, a minha faculdade é outra, o meu pais é outro mas mesmo assim acho que estamos falando das mesmas pessoas. Eu tô bastante mais avançada no meu curso do que imaginei que ia chegar no começo e por momentos, sinto que não tenho o que preciso pra me formar. E não falo de capacidade pra estudar, falo da capacidade pra lidar com a realidade que -já sabemos- não é a mais linda. E mais se falamos em questoes ambientais, né?
Sinto enjôo quando vejo que tudo e todos podem ser comprados. A gente que assina na atualidade um estudo "sério" e sabe que está errado, sempre foi um corrupto ou no caminho "mudou de calçada"? Eu tenho muito medo disso. Será que sou mais uma sonhadora de estudante que vai virar mais uma corrupta na minha vida proffissional?
Eu só sei que não quero ser uma idiota com o cartão pendurado na pared, como vi vários por aqui. E ainda nem sei se estou pronta pra não ser uma idiota nem se vou conseguir isso algum dia.rs

Enfim, Luisiane...eu vou fazer o que a Pat falou...seguir e tentar achar o MEU caminho.

Desejo muita sorte pra todos nós!

Nenita, se cuida, viu? E continue pensando que eu vou continuar lendo.
Beijos!

Lusiane disse...

Meninas! Adoreeeei a visita de vocês aqui!!! Eu fiquei aqui toda feliz!!!

Pat, guria... estamos quase no mesmo barco então? Veja só, museologa e historiadora!!! Devo te dizer que pensei bastante no que tu escreveu aqui... E decidi parar de reclamar e fazer acontecer, tentar encontrar meu caminho, vou continuar por aqui, tentando fazer desse o meu caminho... se não for, aí só resta continuar procurando... um dia vou ter que encontrar, não é mesmo!? ahahahaha

Paulinha, minha hermana! Que bom que gostou do espaço aqui... Eu falo muito em poucas vezes essa é a verdade, mas faço com carinho! hahahahaha
E eu que achava que o privilégio de sofrer na faculdade era só meu... hahahahaha (brincadeira, brincadeira!).. Continuo sem saber como lidar com isso, continuo indignada com as coisas erradas, mas a gente tem é que tentar se manter forra dessa coisa toda, se formar e cair logo fora com seriedade e com os bons exemplos!

MUITA sorte pra gente!!!

E continuem pintando por aqui, amei!

Beijos!