domingo, 20 de março de 2011

Efêmera


Sabe... por vezes perco a fé na música brasileira... Desculpem os que gostam, mas no meio dos novos sucessos teens, calças coloridas, bundas de fora, palavrões e falta de afinação, fica difícil manter a esperança! O que me consola é que volta e meia ouço coisas novas que me fazem ver um sinal de luz no túnel!
ADORO conhecer boa gente nova na MPB. Poucas coisas são tão prazerosas pra mim quanto encontrar alguém novo fazendo boa MPB. Aliás, já tem até nome pra essa nova geração, né?! "Nova MPB", termo pra lá de consolidado já! Ainda bem!!!


Tulipa Ruiz foi a surpresa da vez! E que boa surpresa!!!
Mineira morando em São Paulo (Sempre gostei da mistura café com leite!), cantora, compositora e desenhista. Anda circulando por aí acompanhada de nomes como Ná Ozzetti, Zélia Duncan e claro, gente da NOVA MPB como Mariana Aydar e Tiê (que participam de seu disco)... influenciada por nomes como Gal Costa, Joyce, Joni Mitchell e Baby Consuelo, o que aliás, a gente consegue notar quando ouve!


Vou ficar mais um pouquinho,
Para ver se acontece alguma coisa
nessa tarde de domingo.


EFÊMERO: Aquilo que dura pouco.
EFÊMERA: O disco de estréia da Tulipa. O nome da canção de hoje!
E nessa tarde ensolarada de domingo vejo o túnel se iluminar!

Hoje é o tempo preu ficar devagarinho
com as coisas que eu gosto e
que eu sei que são efêmeras
e que passam perecíveis
e acabam, se despedem,
mas eu nunca me esqueço.

Ser do passado não é atestado pra uma música ser boa, isso é bem verdade! Sempre tiveram coisas boas e ruins... muitas vezes as novas coisas ruins me parecem ainda mais ruins... mas enquanto tiver alguém fazendo coisas boas vai continuar valendo a pena! Vai da gente mesmo fazer a seleção e torcer pra que os bons continuem fazendo parte da história! Que não sejam efêmeros, ou que pelo menos sempre haja a luz!


Vou ficar mais um pouquinho
Para ver se eu aprendo alguma coisa
nessa parte do caminho.


Sempre gostei de coisas com nome de flor. Gosto do nome da Tulipa, mas gosto da Tulipa pelo talento!
Um talento que não é só na música. É também desenhista (Ateliê da Tulipa), fez o layout de seu disco de estréia: Efêmera (2010), que também conta com tulipas desenhadas por amigos.




Martelo o tempo preu ficar mais pianinho
com as coisas que eu gosto e
que nunca são efêmeras
e que estão despetaladas, acabadas
Sempre pedem um tipo de recomeço.

E q não seja efêmero o bom gosto, o talento, a MPB e a música... nova ou antiga!!!