sábado, 16 de janeiro de 2010

Santa Chuva



Não adianta né?! Por mais que eu tente, me esforce e REALMENTE acredite que eu vá escrever com mais freqüência (sim, eu uso trema), acaba batendo a preguiça e a falta de inspiração... acaba que não escrevo tanto quanto gostaria, mas continuo tendo um carinho grande e ainda a esperança de que dessa vez eu vou levar isso aqui a sério!
___________________

A música de hoje já me acompanha faz um tempo. Desde o disco de estréia da Maria Rita... aqueeeele disco que prometia salvar a MPB... certamente vocês lembram. Foi um disco bom pra caramba! Se salvou a MPB eu não sei... mas que salvou minha vida muitas vezes, isso salvou!

A música Santa Chuva não foi a que eu gostei de primeiro (esse papel ficou com Menininha do Portão), mas depois do show, se transformou na que eu quero ver daqui a 30 anos quando estiver vendo a Maria Rita no palco pela enésima vez!

Das cantoras de minha vida... essa é a que eu cultivo a maior relação de amor e ódio! Eu amo ela se rasgando toda pra cantar (ainda que seja tudo muito bem ensaiadinho) e odeio a nova fase pagodeira (com direito a vestidinho de lantejoulas, com um bolerinho combinando, uma calça jeans e CLARO, uma manta rosa pra dar aquele toque especial!)... mas fazer o quê? Em dias de depressão xingá-la até me faz bem... porque no fim, sempre tem uma Santa Chuva pra me deixar morrendo de saudade!

O primeiro show que assisti na vida foi o primeiro da Maria Rita, viajei 500km só pra poder assistir. Fiquei lááá no puleiro, entre duas senhoras que juravam que Elis Regina tinha voltado a Porto Alegre pra lembrar os velhos tempos ("putz! entrei numa sessão espírita!")... chorei como se não tivesse ninguém por perto, de certa maneira eu sabia que era aquilo que eu queria pro resto da vida. Ainda vivia no interior do Rio Grande do Sul, lá "onde não mora ninguém, onde não passa ninguém, onde não vive ninguém"*, e ter saído de lá pra assistir o show, e ver aquele trabalho tão caprichado... era aquilo ali que eu queria ter pra sempre! E de fato, até hoje o tenho! Maria Rita inaugurou os palcos da minha vida! Que saudade de ver essa moça no palco... quem já viu sabe o quão talentosa ela sabe ser!

Mas enfim, o que eu queria dizer é que de lá do alto do mezanino, a gente consegue ter a noção do show por completo: Distribuição dos músicos, iluminação, movimentação do artista... e nessa música, o jogo de luz era essencial: No encarte do CD já vinha bem claro, a primeira parte cantada por ele e a segunda por ela...

Ele pedindo que ela voltasse...


Vai chover de novo
Deu na TV
Que o povo já se cansou
De tanto o céu desabar
E pede a um santo daqui
Que reza a ajuda de Deus
Mas nada pode fazer
Se a chuva quer é trazer você pra mim
Vem cá, que tá me dando uma vontade de chorar
Não faz assim, não vá pra lá
Meu coração vai se entregar
À tempestade...

e Ela dizendo que não ia voltar, não... Esse diálogo, ficava claro no jogo de luz, na primeira parte, iluminada com uma luz azul de um lado do palco como se fosse Ele, depois mudava de lado e uma luz rosa acendia e Ela entrava em cena, respondendo à Ele que permanecia lá...

Quem é você pra me chamar aqui
Se nada aconteceu?
Me diz?
Foi só amor? Ou medo de ficar
Sozinho outra vez?

Cadê aquela outra mulher?
Você me parecia tão bem...
A chuva já passou por aqui
Eu mesma que cuidei de secar

E nesse momento ela se transformava! Tinha uma raiva... como se aquela música composição de Marcelo Camelo, fosse dela e só dela... Dizia cada palavra como se fosse a última a ser proferida, com uma força, raiva, vontade e propriedade de quem sabia o que tava dizendo!

Quando saiu o primeiro DVD, a maior decepção foi não ter essa música... "problemas técnicos" foi a desculpa...

No segundo show que assisti, já do Segundo, uma surpresa... gravariam o show pra um possível DVD. Chegou a hora da música e ela tropeça nas letras "e pede a um rrsarrto daqui"... a primeira coisa que pensei foi: "PUTA QUE PARIU, NÃO VAI TER A MÚSICA DE NOVO!"... O segundo DVD saiu, foi gravado em outro lugar... e qual não foi a surpresa que a única música que entrou do show de Porto Alegre foi essa, com o "tropeço" e tudo!

Maria Rita ainda diz no DVD, falando sobre a música algo como: "O que o cara fez de tão grave que nem o Santo vai brigar por ele?!!!"

Quem foi que te ensinou a rezar?
Que santo (\o_) vai brigar (Lo_) por você (.o_)?

E a atuação da cantora (que eu, obviamente, ainda sei de cor...), daria inveja a muita global por aí! Ou será que não era atuação?

Que povo aprova o que você fez?
Devolve aquela minha TV
Que eu vou de vez
Não há porque chorar
Por um amor que já morreu

Ahhh... vale também lembrar do Da Lua, percussionista, tirando som de um pedaço de conduíte (aqueles canos amarelos de construção)... Silvinho Mazzuca no baixo acústico e na simpatia! Aliás, até pouco tempo atrás ela tinha um dedo invejável pra escolher bons músicos!

Deixa pra lá
Eu vou, adeus
Meu coração já se cansou de falsidade...

Acho que tô com saudade da antiga Maria Rita... ou será da antiga Lusiane? Sei lá...

* Essa música eu ouvia Lá, nos domingos de manhã quando meu pai decidia que TODO MUNDO ia ouvir junto com ele... Moro Onde Não Mora Ninguém - Agepê